Sobre o Portal

Portal da Geotecnia – Objeto

Percebemos que persistem dificuldades na aplicação das disciplinas que compõem o tema da Geotecnia, gerando problemas para os empreendedores e proprietários de obras, cujos resultados abrangem danos na equação financeira, atrasos de construção, problemas operacionais e finalmente e não menos importante, aumento dos riscos sociais e ambientais.

As origens dessas questões são várias, desde a formulação econômica até a formação dos envolvidos, incluindo gestores, projetistas, construtores e proprietários.

Especialistas neste tema, com pelo menos 40 anos atuando na área de geotecnia, se agruparam para preencher parte dessa lacuna, divulgando sua vivência em acertos e erros, como parte de sua preocupação ética de divulgar e discutir aspectos relevantes deste tema com base no conhecimento adquirido. Serão priorizadas as experiências práticas de cada profissional.

Os fundadores deste Portal são: Prof. Paulo T. Cruz, Prof. Milton Kanji, Prof. Eraldo Pastore, Engenheiro Manoel Freitas, Geólogo Guido Guidicini, Engenheiro Carlos Manoel Nieble, Engenheiro João Francisco A. Silveira, Engenheira Regina Moretti, Dr. Andrea Bartorelli,  Geólogo Ricardo A. Abrahão e Engenheiro Urbano Alonso.

O Portal armazenará parte da experiência de cada integrante, com possibilidade de consulta e download de forma aberta. Links e consultas a outros especialistas em temas correlatos também estão disponíveis

Existe um Fórum específico para discussões técnicas, igualmente aberto, para orientações que forem necessárias ao público alvo do Portal.

Em princípio, desde que a temática é dinâmica, os assuntos principais serão: aspectos práticos de conceituação e construção de barragens e obras subterrâneas, fundações, métodos construtivos, monitoramento, segurança de barragens, risco geológico e taludes e encostas.