FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo, em 1969.
- Pós-Graduação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, especialidade em Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, Barragens de Terra e Enrocamento, e Geologia da Engenharia, entre 1970 e 1973.
IDIOMAS
Idiomas : Português, Inglês , Espanhol
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Atual Função: Consultor Independente / Sócio-Diretor da Hydrogeo Engenharia Ltda
Associações Técnicas:
- USSD- United States Society on Dams.
- CBDB- Comitê Brasileiro de Grandes Barragens/ ICOLD – International Commission on Large Dams
- ABMS- Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica/ ISSMGE (International Society for Soil mechanics and geotechnical Engineering).
QUALIFICAÇÕES ( Key Qualifications)
Engenheiro Civil e Especialista em Geotecnia de engenharia, Consultor Independente com 45 anos de experiência na Supervisão e Gerenciamento de Projetos, Inspeção e Segurança de Barragens, e Construção de obras de terra e enrocamento associado a Recursos Hídricos e Obras Hidrelétricas.
Participação em Projetos e Inspeções sobre a Segurança de barragens no Brasil, com destaque nas barragens: Itumbiara, 100m, (2000 MW); Xingó 145m, (3000 MW); Cana Brava (450 mW). Barra Grande, 185 m, (660 MW); Campos Novos, 202 m, (880 MW), Santo Antônio (3.150MW), Belo Monte (11.225 MW).).
Acompanhamento da construção das Barragens de terra e enrocamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco, Lotes 5, 6 e Lotes 10 e 11.
No exterior: Tianshengqiao I, 178 m, 1200 MW (China); Mazar, 166 m, 180 MW (República do Equador); Reventazón (Costa Rica), 130m, 300MW, Palomino (República Dominicana), Paso Severino (Uruguai), Garabi (Brasil-Argentina), El Guapo (Venezuela)., San Vicente (Equador).
Consultor do Banco Mundial em Projetos de Aproveitamentos Múltiplos de Recursos Hídricos nas etapas de viabilidade, de concorrência (Bidding), projeto executivo, e em Inspeções sobre a Segurança das Estruturas junto à diversas Organizações governamentais da Republica Federativa do Brasil ( Ministério da Integração, ANA, DNOCS) e Entidades Estaduais nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
Consultor para o Banco Inter-Americano IADB) em empreendimentos hidrelétricos, fases de projeto e construção em contratos tipo EPC (Engineering, Procurement, Construction), no Brasil.
Membro da Equipe de Engenharia Independente (para a Entidade Federal Gestora Financeira da Obra – CAIXA ECONOMICA FEDERAL) do Complexo Hidroelétrico de Belo Monte, no Rio Xingú, 233 MW.
Participou de vários projetos de barragens como engenheiro da Hydroservice Engenharia (1975 a 1995) e no Instituto de Pesquisas tecnológicas (1970 a 1974).
Em Maio de 2009, durante o 23º Congresso Internacional de Grandes Barragens, ICOLD, em Brasília, no lançamento do livro Técnico : Barragens de Enrocamento com Face de Concreto (bilíngüe), juntamente com mais dois autores: Prof. Paulo T. Cruz e Eng. Bayardo Materon.