QUALIFICAÇÕES ACADÊMICAS
Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Tecnologia Mineral pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Engenharia Mineral pela mesma Universidade (1989). Foi aprovado em Concurso de Livre-Docência e tornou-se professor Associado em 1992, tendo sido professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em Mecânica de Rochas e Abertura de Vias Subterrâneas desde 1999 até 06 de Abril de 2013, quando se aposentou.
Na Universidade criou o Laboratório de Mecânica de Rochas em 1992 do qual foi coordenador até 2013, quando de sua aposentadoria. Participou das Sociedades nacionais: ABMS, CBMR, ABGE e CBT, sendo integrante das primeiras até hoje, e sociedades internacionais: ISSMGE, ISRM, IAEG. É Membro da Comissão Internacional da ISRM “Commission on Education” desde 1995; foi Presidente do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas por três mandatos (1995–1996;2017-2020).
Tem participado ativamente de pesquisas e estudos na área de Mecânica de Rochas e suas aplicações em Engenharia de Rochas. Como orientador de dissertações de mestrado (10) e teses de doutorado (7), trabalhos de iniciação científica (11), trabalhos de conclusão de curso (12) tem participado com seus discípulos de pesquisas teóricas e pesquisas de campo que incluem caracterizações de maciços rochosos tanto em seus aspectos geoestruturais, quanto a modelagem de seus estados de tensão, o que tem sido aplicado tanto na solução de problemas de engenharia de minas quanto na engenharia civil e gerado inúmeras publicações e comunicações em Congressos e encontros afins, tanto nacionais quanto internacionais.
Atualmente continua a ministrar disciplinas de pós-graduação e dedica-se a Empresa de Consultoria Ayres da Silva e Associados – Projetos e Consultoria para Engenharia de Rochas. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Mecânica de Rochas, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização geomecânica de maciços rochosos, lavra de minas, ensaios laboratoriais e de campo em mecânica de rochas, perfuração e desmonte de rochas por explosivos, estabilidade de taludes em rocha e abertura de vias subterrâneas.
ATIVIDADES DE PROJETO E EXECUÇÃO
Tem participado de algumas obras importantes da Engenharia brasileira nos últimos anos, como consultor, ou projetista, podendo-se destacar projetos como o Derrocamento Subaquático por explosivos para aprofundamento do Canal do Porto de Santos, assim como o derrocamento do canal do Porto de Vitória. Nesta área pode-se listar um total adicional de quatro projetos de menor envergadura. Participou também do estudo Geomecânico para projetos de Fundações de grande capacidade, que foram executados com sucesso, como a ponte rodoferroviária de Porto Primavera, quando da construção da Ferroban, como consultor da Sondotecnica Engenharia.
Foi consultor do CNEN durante seis anos em atividades que objetivaram orientar trabalhos de análise de dados geotécnicos/geomecânicos em projetos de lavra de urânio no país, visando a formação de conhecimento sobre a influência dos métodos de lavra e parâmetros de segurança aplicados na extração do minério.
PUBLICAÇÕES
É autor ou coautor de mais de (130) trabalhos técnicos, textos didáticos e científicos, trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, proceedings de congressos nacionais e internacionais.